Edital - 5º Prêmio Rosa Kliass

5º Prêmio Rosa Kliass – Concurso Universitário Nacional de Arquitetura da Paisagem

Edital

 

1_PARTICIPAÇÃO

1.1. A participação no concurso é aberta aos formandos que tenham desenvolvido seu trabalho final de graduação com temas de Arquitetura da Paisagem. O participante deve também ter concluído integralmente e sem dependências o curso de Arquitetura e Urbanismo no ano letivo de 2020 - mesmo que finalizado no ano de 2021 -, em cursos brasileiros devidamente autorizados pelo Ministério da Educação – MEC, observado o disposto no item 3.1 do presente regulamento.

1.2. Os trabalhos finais de graduação concorrentes deverão obedecer aos critérios internos e à orientação didática das respectivas escolas, no que se refere a tema, conteúdo e desenvolvimento, desde que se enquadrem em Projeto de Arquitetura da Paisagem.

1.3 Trabalhos que possam ser configurados como plágio pelas Comissões Julgadoras e/ou Organizadora, por evidente similaridade em tema, implantação entre outros, também não serão aceitos.

1.4. Para efeito do concurso, é obrigatória a indicação de no mínimo 1 (um) professor orientador. O autor poderá indicar mais de um professor orientador, co-orientadores e colaboradores a seu critério. Nos estabelecimentos de ensino que consideram o coletivo de professores como orientadores poderá ser indicado o coordenador da escola ou da disciplina como representante deste coletivo.

1.5. Os trabalhos serão sempre individuais, não se aceitando a participação dos elaborados em equipe, mesmo que parcialmente.

 

2_COMISSÃO ORGANIZADORA

2.1. A Comissão Organizadora indicará 5 (cinco) Comissões Julgadoras Regionais, compostas por 3 (três) titulares, arquitetos da paisagem filiados à Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas [ABAP], ou um filiado e profissionais paisagistas de trabalho reconhecido por mérito na cidade ou região.

2.1.1. Os trabalhos inscritos serão avaliados separadamente pelas Comissões Julgadoras Regionais.

2.2. A Comissão Julgadora Regional indicará o vencedor de cada região.

2.3. A Comissão Julgadora emitirá parecer sucinto sobre cada um dos trabalhos vencedores e esses devem ser registrados em ata.

2.4. A composição das Comissões Julgadoras Regionais está indicada no item 12, no entanto a qualquer momento é passível de alteração, a critério da ABAP.

2.5. Deverão declarar-se impedidos, no prazo de 10 (dez) dias após a divulgação dos nomes dos inscritos, os membros das comissões julgadoras que tenham vínculo de parentesco, profissional, didático, ou qualquer outro, com inscritos na região em que estiverem atuando nesta edição do concurso.

 

3_PROCESSO DE SELEÇÃO E JULGAMENTO

3.1. Seleção nas instituições de ensino

Serão elegíveis à inscrição os trabalhos pré-selecionados e indicados pela instituição de ensino, respeitando-se o subitem abaixo.

3.1.1. Cada instituição selecionará internamente, dentre os melhores trabalhos finais de graduação do ano letivo de 2020 (aqueles que tenham recebido menção superior, grau A, nota de 8 a 10, ou equivalente, de acordo com os critérios que estabelecer), no máximo 2 (dois) trabalhos por instituição.

3.2. Julgamentos regionais

Para fins de organização e composição da Comissão Julgadora, serão consideradas as seguintes regiões:

REGIÃO 1 - ACRE, AMAPÁ, AMAZONAS, DISTRITO FEDERAL, GOIÁS, MATO GROSSO DO SUL, MATO GROSSO, PARÁ, RONDÔNIA, RORAIMA, TOCANTINS.

REGIÃO 2 - ALAGOAS, BAHIA, CEARÁ, MARANHÃO, PARAÍBA, PERNAMBUCO, PIAUÍ, RIO GRANDE DO NORTE, SERGIPE.

REGIÃO 3 - ESPÍRITO SANTO, MINAS GERAIS e RIO DE JANEIRO.

REGIÃO 4 - SÃO PAULO

REGIÃO 5 - PARANÁ, SANTA CATARINA, e RIO GRANDE DO SUL

3.3. Critérios de avaliação

3.3.1. Para todos os trabalhos avaliados deverá ser preenchida uma Ficha de Avaliação, seguindo a Tabela de Notas (0-10, zero a dez), seguindo critérios definidos no item 3.3.3.

3.3.2. Para todos os trabalhos indicados ao Prêmio ou à Menção Honrosa, além do preenchimento da Tabela de Notas (0-10, zero a dez), cada Comissão Julgadora Regional deverá emitir um Parecer contemplando os critérios de avaliação sintetizados em um parágrafo entre 100 e 200 palavras.

3.3.3. Os trabalhos participantes devem estar em conformidade com as exigências previstas em regulamento, e deverão abranger os seguintes critérios:

. Pertinência do tema (relevância temática apontando o problema que se propõe a resolver);

. Partido arquitetônico/paisagístico (relação entre conceito e desenho de paisagem, ou seja, como o desenho do projeto revela o conceito estruturador);

. Grau de desenvolvimento e aprofundamento das pesquisas que fundamentam a proposta (considerações sobre infraestrutura, materiais, definição do programa, dimensionamento e detalhamento);

. Inserção no contexto (relação com o contexto urbano: vegetação, topografia, clima e os aspectos socioculturais que revelem a identidade do lugar);

. Solução formal (considerações sobre caráter, identidade, unidade de linguagem, proporção, equilíbrio);

. Coerência entre a ideia e o resultado projetual (coerência gramatical entre ideias e o projeto);

. Apresentação e comunicação do trabalho (grafismo, legibilidade - texto claro, legível, sucinto -, diagramação da prancha, acabamento).

 3.3.4. As regiões avaliadas por cada regional da Comissão Julgadora serão definidas por sorteio realizado pela Comissão Organizadora, sendo que: nenhuma regional da Comissão Julgadora avaliará trabalhos provenientes de sua própria região.

 

04_INSCRIÇÃO

A inscrição é composta pelas seguintes etapas:

4.1. Etapa 1: credenciamento das escolas

Caberá a cada escola realizar a seleção dos trabalhos para participação nesta edição, conforme indicado no item 3.1, e a indicação/cadastro destes no site do concurso, respeitando os procedimentos a seguir:

4.1.1. As escolas deverão preencher, via internet, o cadastro da instituição informando o número total de formandos no ano letivo de 2020. O formulário está disponível no site www.premiorosakliass.com.br - Espaço da Instituição.

4.2. Etapa 2: identificação dos trabalhos selecionados

A organização confirmará o recebimento do cadastro da etapa 1 por e-mail e enviará neste e-mail o link que dará acesso ao formulário para indicação dos trabalhos selecionados pela escola, no qual deverão ser fornecidos os seguintes dados:

- Título do projeto;

- Nome do autor;

- E-mail do autor;

- Telefone do autor; e

- Data da colação de grau e ano letivo em que se graduou.

4.2.1. O cadastro de cada trabalho indicado para concorrer nesta edição poderá ser realizado e enviado pela escola em acessos distintos, até o prazo limite conforme calendário.

4.3. Etapa 3: inscrição e envio do trabalho

Caberá aos autores efetivar a inscrição por meio do preenchimento da ficha e do envio do trabalho, obrigatoriamente via internet, através do site www.premiorosakliass.com.br > Espaço do Autor, até o prazo limite conforme calendário, respeitando os procedimentos abaixo.

4.3.1. Após a indicação das escolas, conforme estabelecido no subitem 4.2, cada coordenador será responsável pela realização da inscrição, por meio de login e senha próprios. Através deste cadastro será feito o upload do trabalho e demais documentos, seguindo as etapas descritas abaixo.

4.3.2. O autor deverá preencher o formulário disponível no site com os seguintes dados:

a. endereço completo, telefone e e-mail e telefone;

b. nome completo do ou dos orientadores – com endereço completo, telefone e e-mail;

c. informações adicionais e/ou alterações em campos bloqueados devem ser indicadas no campo destinado a esse fim.

4.3.3. Realizar o upload dos seguintes arquivos:

a) TRABALHO: em 1 (um) único arquivo com todas as pranchas (páginas) do projeto no formato .pdf com no máximo 30 MB, seguindo o formato de apresentação estabelecido no item 5.

b) RESUMO PARA DIVULGAÇÃO: em 1 (um) único arquivo no formato .pdf, com no máximo 500 KB, conforme indicado no subitem 5.6.

c) PARECER DO ORIENTADOR OU BANCA: em 1 (um) único arquivo no formato .pdf, com no máximo 500 KB, conforme indicado no subitem 5.7.

d) IMAGENS PARA DIVULGAÇÃO: em boa qualidade, formato .jpg, no máximo 6 (seis).

4.3.4. Após a conferência dos arquivos, o recebimento da inscrição será confirmado por e-mail ao autor do trabalho.

 

05_APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

5.1. Para concorrer ao Prêmio Rosa Kliass os trabalhos devem ser apresentados em um único arquivo digital, no formato, pdf, com até 30MB, com no máximo 2 (duas) pranchas, sendo 1 prancha por página do arquivo, no tamanho A1 da ABNT (841 mm de largura por 594 mm de altura) com um lado maior na horizontal (PAISAGEM).  As pranchas deverão ser numeradas no canto direito superior com a designação 1/2 e 2/2, indicando o seu número e o número total de pranchas.

5.2. O título do trabalho deverá constar obrigatoriamente da primeira prancha (1/2), podendo, se o autor julgar conveniente, também constar na segunda prancha.

5.3. Informações necessárias à compreensão do trabalho e que não impliquem sua identificação podem ser apresentadas, tais como a localização, cidade, bairro, bibliografia, arquivos de referência, transcrições ou citações. No entanto, nas pranchas não poderão aparecer o nome ou o logotipo do autor, orientador, universidade, curso ou escola e assinatura de desenhos que possibilitem a identificação do trabalho. É permitida somente a inclusão de crédito para fotos cuja autoria pertença a fotógrafo profissional.

5.4. Todos os textos, memoriais, explicações ou especificações deverão constar obrigatoriamente apenas nas pranchas, não podendo ser entregue texto avulso para fins de avaliação, exceto texto descritivo com parecer da banca ou do professor orientador, indicados no subitem 5.7.

5.5. Não deve ser utilizado o recurso de continuidade do desenho de uma prancha/página para outra para fins de visualização e leitura completa do objeto.

5.6. Resumo para divulgação: deverá ser enviado em arquivo digital à parte, no formato .pdf, com no máximo 500 KB, texto com breve descrição do trabalho (no máximo 30 linhas), destinado exclusivamente à posterior divulgação. Esse texto deverá ser a síntese explicativa do trabalho final de graduação e não será submetido a análise da Comissão Julgadora e, portanto, mas não obrigatório, poderá estar identificado.

5.7. Parecer: deverá ser enviado em arquivo digital à parte, no formato .pdf, com no máximo 500KB, texto do professor orientador ou de banca examinadora com breve parecer sobre o trabalho (máximo de 30 linhas). Este texto será submetido à análise da Comissão e por esse motivo não poderão aparecer o nome ou o logotipo do autor, orientador, universidade, curso ou escola. Para posterior identificação da origem de autoria desse texto deverá ser inserido o cargo/função do seu autor. Ex. “Professor Orientador” ou “Banca de avaliação”. No caso do envio de parecer da banca examinadora, solicitamos aos autores que não conseguirem excluir a identificação, que façam a transcrição do conteúdo da avaliação em arquivo de texto digital, respeitando-se assim a exigência de total anonimato no arquivo enviado.

5.8. Não será permitida a apresentação de trabalhos audiovisuais, vídeos, com animação e/ou semelhantes, bem como material descritivo ou levantamento de dados, em separado. O campo de expressão do autor corresponderá apenas às pranchas previstas no subitem 5.1. Os trabalhos maiores deverão ser devidamente editados; os desenvolvidos em processos não convencionais deverão ser transpostos para duas dimensões – maquetes, por exemplo, poderão ser fotografadas.

5.9. Respeitadas as restrições de número, tamanho e diagramação básica (subitens 5.1. a 5.5.), a apresentação é livre, permitindo-se o uso de qualquer tipo de imagem, uso de cor, colagens, técnicas de desenho, maquetes eletrônicas, etc. Sugere-se a utilização de escala gráfica, que permitirá melhor visualização do projeto em tela. O concorrente deverá atentar para a legibilidade dos textos e desenhos que possibilitem a sua perfeita compreensão e avaliação, além da futura impressão das pranchas a ser realizada pela Comissão Organizadora do concurso.

 

06_PREMIAÇÃO

A definir.

 

7_DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

7.1. Ao término do a regional será divulgada no site do prêmio a lista com os 5 (CINCO) trabalhos vencedores e eventuais menções honrosas.

7.2. O estudante que enviar seu trabalho para concorrer ao prêmio independente de sua colocação receberá certificado de participação.

7.3. A divulgação dos vencedores regionais será realizada no site oficial do Prêmio Rosa Kliass www.premiorosakliass.com.br.

 

08_PUBLICAÇÃO FINAL

8.1. Os trabalhos vencedores e menções honrosas serão publicados no site Prêmio Rosa Kliass www.premiorosakliass.com.br, e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo entre outros meios a serem definidos a critério da Comissão Organizadora.

8.2. Caso seja necessário, a organização solicitará aos respectivos autores dos trabalhos selecionados novos arquivos de acordo com as normas e prazos a serem fornecidos na oportunidade.

 

09_DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. A entrega dos prêmios será realizada após o anúncio dos vencedores, que ocorrerá em novembro/2021, em data e local a serem definidos oportunamente.

9.2. As decisões das Comissões Julgadoras serão fundamentadas e delas não caberão recursos.

9.3. A Comissão Organizadora não se responsabiliza por nenhum problema técnico, defeitos de qualquer linha telefônica e/ou provedor de internet, sistemas de computadores, servidores, hardware/software, perda ou indisponibilidade de conexão de rede ou transmissão de computador com falha, incompleta, adulterada ou atrasada ou qualquer combinação destas que possa limitar a capacidade do usuário de participar do concurso. Não se responsabiliza ainda por qualquer dano a qualquer sistema/software de computador ou telefone celular do participante relacionado a ou decorrente da participação ou download de quaisquer materiais deste concurso. Não assume nenhuma responsabilidade por e-mails não entregues resultantes de qualquer forma de filtragem ativa ou passiva de e-mails por parte do provedor de serviços de internet e/ou cliente de e-mail do usuário ou por espaço insuficiente na conta de e-mail do usuário para receber/enviar e-mail. Prova de envio não será considerada prova de recebimento pela Comissão Organizadora.

9.4. A simples entrega dos trabalhos implica a tácita aceitação de todas as condições e normas deste regulamento e dos seus resultados, renunciando o autor e/ou professor orientador e/ou escola a quaisquer ações judiciais, interpelações e/ou recursos.

9.5. Serão desclassificados os autores e escolas que não cumprirem todas as exigências deste regulamento.

9.6. Todos os autores participantes, premiados ou não, concordam em ceder à Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas os direitos de publicação dos trabalhos apresentados em qualquer meio de divulgação, bem como permitem a utilização de seu(s) nome(s) e imagem(ns) para divulgação deste concurso e dos seus resultados em qualquer órgão de comunicação, sem qualquer ônus para as partes envolvidas.

9.7. Casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora, sendo as decisões desta comissão soberanas, irrecorríveis e irrevogáveis.

9.8. Os catálogos dos trabalhos vencedores e menções honrosas de edições anteriores podem ser consultados em: issuu.com/premiorosakliass .

 

10_Cronograma 5º Prêmio Rosa Kliass

MAIO

19/05 Publicação do Edital e Lançamento do 5º Prêmio Rosa Kliass no site da premiação e nas redes sociais.

20/05 Início da divulgação nas Escolas de Arquitetura e Urbanismo do país, autorizadas pelo MEC de todo território nacional. 

 

JUNHO

15/06 LIVE com os premiados do 4º Prêmio Rosa Kliass. Lançamento do Catálogo referente aos trabalhos premiados na quarta edição da premiação.

 

AGOSTO

09/08 Início do envio dos trabalhos dos estudantes indicados. Os coordenadores das escolas devem fazer a indicação de 2 (dois) trabalhos por IE.

 

OUTUBRO

22/10 Encerramento do prazo para envio de trabalhos dos estudantes indicados

29/10 Início da avaliação pela Comissão Julgadora

 

NOVEMBRO

19/11 Divulgação dos resultados – Cerimônia de Premiação (Online)

 

11_Comissão Organizadora

São membros da comissão organizadora da 5ª Edição do Prêmio Rosa Kliass:

 

Alessandro Filla Rosaneli (PR)

Aline de Figueirôa Silva (BA)

André Tostes Graziano (SP)

Camila Gomes Sant'Anna – coordenação da comunicação (GO)

Danielly Cozer Aliprandi (RJ)

Eduardo Barra (RJ)

Fabio Robba (SP)

Felipe Neres (SP)

Francine Sakata – coordenação geral (SP)

Gabriel Valentini Francisqueti (SP)

Josiane Santos (SP)

Karenina Cardoso Matos (PI)

Karin Schwabe Meneguetti (PR)

Lana Jubé (GO)

Lúcia Helena Moura Ferreira (DF)

Lucia Maria de Siqueira Cavalcanti Veras (PE)

Luciana Bongiovanni Martins Schenk – presidente da ABAP (SP)

Mario Henrique Felgueira Pavanelli (PR)

Marta Enokibara (SP)

Paulo José Lisboa Nobre (RN)

Raquel Tardin (RJ)

Renata Benedetti Mello Nagy Ramos (MS)

Suzy Pereira Simon (GO)

12_Comissão Julgadora

A organização se reserva o direito de fazer substituições, caso necessário.

 

REGIÃO 1 - ACRE, AMAPÁ, AMAZONAS, DISTRITO FEDERAL, GOIÁS, MATO GROSSO DO SUL, MATO GROSSO, PARÁ, RONDÔNIA, RORAIMA, TOCANTINS.

Coordenação: Graciete Guerra da Costa

Bárbara Irene Wasinski Prado

Camila Gomes Sant’ Anna

 

REGIÃO 2 - ALAGOAS, BAHIA, CEARÁ, MARANHÃO, PARAÍBA, PERNAMBUCO, PIAUÍ, RIO GRANDE DO NORTE, SERGIPE.

Coordenação: Aline de Figueirôa Silva

Karenina Matos

Lucia Veras

 

REGIÃO 3 - ESPÍRITO SANTO, MINAS GERAIS e RIO DE JANEIRO.

Coordenação: Ivete Farah

Raquel Tardin Coelho

Vera Tângari

 

REGIÃO 4 - SÃO PAULO

Coordenação: Marta Enokibara

Ana Carmona

Leonardo Loyolla

 

REGIÃO 5 - PARANÁ, SANTA CATARINA, e RIO GRANDE DO SUL

Coordenação: Luis Guilherme Pippi

Larissa Carvalho Trindade

Raquel Weiss